O banheiro é um local de alta umidade e variação de temperatura constante, o que pode acarretar a proliferação de bactérias e a alteração das características de determinados produtos, se armazenados nesse cômodo da residência.
A Organum Space elaborou uma breve lista dos principais itens que JAMAIS devem ser guardados em seu banheiro:
1 – Medicamentos:
Você já se atentou quanto às recomendações de armazenagem descritas nas embalagens dos remédios? Caso nunca o tenha feito, precisa saber que as indústrias farmacêuticas recomendam fortemente que os produtos sejam guardados em locais secos e arejados.
Isto porque, a umidade disposta no banheiro pode reduzir a eficácia e o prazo de validade dos remédios, e em alguns casos, até mesmo alterar suas características, essencialmente quando se tratam de cápsulas ou comprimidos.
Por tais razões, aconselhamos o remanejamento de seus medicamentos, podendo mantê-los em caixas dentro de armários, dispostos em quartos, sala ou até mesmo na cozinha, desde que depositados longe do forno ou fogão.
2 – Perfumes:
Nos filmes, e em nossos sonhos, os perfumes estão sempre dispostos sobre bancadas ou penteadeiras, nos agraciando com as belezas de suas embalagens, não é mesmo? Ocorre que, infelizmente essa aspiração está longe de ser a forma mais adequada de armazenamento de seus perfumes. Explico.
Primeiramente, é preciso falar que o inimigo número um dos perfumes é a luz direta, pois ela potencializa consideravelmente a oxidação dos produtos, motivo pelo qual é imprescindível acondicioná-los em suas caixas originais e o mais longe possível de qualquer luminosidade. Ademais, o ambiente úmido e quente pode comprometer a durabilidade dos perfumes, e ainda, alterar suas fragrâncias.
Assim, mantenha seus perfumes o mais longe possível do banheiro.
3 – Maquiagens e produtos de Skincare:
Guardar maquiagens e produtos de Skincare no banheiro torna todo o processo mais fácil, não é mesmo? Sabemos que sair do banho e já engatar nos cuidados pessoais é sinônimo de praticidade, porém lembre-se sempre que esses produtos devem ser mantidos em temperatura ambiente para que durem por mais tempo.
E saiba que é justamente por causa da umidade e temperatura oriundas do vapor do banho, que a conservação desses produtos precisa passar longe do banheiro.
Além de diminuir o prazo de validade, o principal fator comprometedor é a alteração da composição dos produtos e até mesmo a formação de mofo, especialmente quando se trata de pincéis, que podem facilmente embolorar, e produtos em pó, tais como blushes, sombras e pó compacto.
Indicamos que você opte por armazenar seus cosméticos e dermocosméticos no quarto, em recipientes de acrílico ou caixas organizadoras.
4 – Joias e bijuterias:
Assim como nos casos acima descritos, o maior vilão desses itens no banheiro é a umidade. Nos casos das jóias e bijuterias, o impacto ocorre quanto à aceleração do processo de oxidação desses produtos, ainda que não exista contato direto com a água.
Entre os principais prejuízos podemos ressaltar o aparecimento de manchas e ferrugem nas peças, com destaque para aquelas cujo material é metal. Quando se trata de relógios, o ambiente desfavorável pode enferrujar as engrenagens, alterando a manutenção do funcionamento do item.
Para obter maior durabilidade desses produtos, indicamos que você os organize em locais frescos e secos, como penteadeiras ou armários.
Você já sabia que esses produtos deveriam ficar longe do banheiro? Conhece mais algum item importante? Conta para a gente nos comentários.