Manter o lar organizado é um sonho e um desafio para inúmeras pessoas. Um dos principais vilões para conquistar esse objetivo é o apego que muitos de nós temos por nossos objetos, já que o excesso de itens pode atrapalhar drasticamente o processo de organização.
Mas e como conquistar o estado de espírito onde superamos o apego ao desejo por coisas?
Aqui é preciso destacar que o processo para tornar-se mais minimalista não é tão fácil quanto ilustrado nos filmes ou até mesmo quanto talvez eu esteja lhe causando a impressão. Existem abundantes motivos que interferem diretamente na dificuldade em desapegar, variando desde o estilo de criação familiar até a personalidade intrínseca daquele ser humano, e principalmente, a sociedade capitalista em que vivemos.
Quantas vezes você se deparou com uma vontade incontrolável de adquirir um produto que acabou de ver em uma publicidade? Posso lhe assegurar que isso aconteceu comigo incontáveis vezes, contudo, na vida, nós podemos enxergar as coisas de diversas óticas e eu gostaria de compartilhar com vocês algo que ouvi uns anos atrás e que mudou minha forma de interpretar o consumismo e o desapego.
Combinei com uma amiga de nos encontrarmos para ver um filme no cinema. Chegando no local, compramos nossos ingressos e nos acomodamos na sala. No meio do filme percebemos que aquela produção não fazia “nosso estilo”, que não agregaria nenhum ensinamento e tampouco havia chances de gostarmos do resultado final. Imediatamente minha amiga mencionou:
- Vamos embora? Podemos comer algo, aproveitar o fim da tarde.
Eu reagi:
- Imagina, está louca? Nós pagamos o ingresso, vamos ver até o final.
E foi quando minha amiga sutilmente me explicou que aquilo não tinha nenhum sentido, que eu estava apegada ao valor do ingresso e que por isso preferia sofrer por mais uma hora ao invés de encontrar algo muito mais legal e produtivo para fazer. De repente percebi que estava sofrendo em duplicidade por mero apego.
A situação supracitada não se refere exatamente sobre organização, mas pode ser utilizada por analogia. Quer ver?
Quantas vezes você manteve um produto de skincare ou maquiagem que não se adequou à sua pele, apenas porque foi caro? Quantas vezes compramos algo com uma finalidade e ao ver que aquilo não funcionou como esperado, tentamos a todo custo encaixar em algum lugar? Quantas vezes você comprou uma roupa para uma ocasião super específica e agora não consegue mais usar para nada?
Peço que você reflita se manter determinados objetos em seu lar realmente o deixa feliz, agrega e conforta, ou se esses itens permanecem lá apenas pelo seu apego a eles. Evite sofrer em duplicidade e mantenha consigo apenas os objetos que tenham boas utilidades ou que você efetivamente goste muito.
A Organum Space sabe o quão difícil é esse processo e por isso sugerimos pequenos desapegos, por ambiente, que podem servir como um “start”:
1 – Cozinha e despensa:
- Descarte todos os alimentos fora do prazo de validade;
- Descarte as louças trincadas e quebradas;
- Descarte panelas e outros utensílios sem uso, sem cabo, ou que não servem mais;
- Descarte panos de prato rasgados;
- Descarte itens repetidos sem necessidade (ex: espátulas, raladores de queijo, escumadeiras, etc);
- Descarte talheres e utensílios tortos, queimados ou quebrados;
- Descarte eletrodomésticos sem uso ou quebrados.
2 – Quarto:
- Descarte bijuterias quebradas, enferrujadas, manchadas ou desgastadas;
- Descarte meias sem par ou furadas;
- Descarte roupas que não servem mais ou que estão armazenadas exclusivamente esperando uma ocasião específica;
- Descarte peças íntimas folgadas ou desgastadas;
- Descarte roupas furadas (e não destine-as para a classificação “roupa de ficar em casa”);
- Descarte roupas, ainda que novas, quando lhe trouxeram memórias afetivas negativas ou que não lhe vistam bem (sua auto estima agradecerá);
- Descarte sapatos desgastados ou que machucam.
3 – Banheiro:
- Caso armazene maquiagem, perfumes, dermocosméticos de skincare e remédios no banheiro, descarte àqueles fora do prazo de validade (veja nosso conteúdo sobre o porquê esses itens não devem ser guardados em ambientes úmidos);
- Descarte esmaltes fora da validade;
- Descartes shampoos e condicionadores inadequados ao seu cabelo;
- Descarte embalagens de produtos vazias.
4 – Lavanderia:
- Descarte vassouras e rodos desgastados;
- Descarte bacias ou baldes quebrados;
- Descarte produtos fora da validade;
- Descarte frascos vazios sem utilidade;
- Descarte panos de chão rasgados.
Esperamos ajudá-lo com nossas dicas. Lembre-se sempre que praticar o desapego não é fácil e que mesmo que seja realizado aos poucos, deve ser comemorado. Com o tempo e a busca na mudança de mentalidade, você alcançará seus objetivos.
Conta para nós nos comentários se você gostou, vamos comemorar juntos.