Manual da mudança: por onde começar a organizar?

A vida é feita de transformações, não é mesmo? E em dado momento de sua vida, provavelmente você se deparará com uma mudança residencial pela frente, o que para algumas pessoas pode ser um pesadelo. 

Primeiramente, é preciso mencionar que o processo de mudança gera inúmeras expectativas, haja vista que envolve uma decisão importante e planejada. Ao mesmo tempo que somos tomados pela euforia e enorme energia por “recomeçar” em um novo lar, enfrentamos as dificuldades do processo, somado às alterações físicas e psicológicas que ocorrem no período de mudança. 

Sabendo de toda “loucura” que envolve esse procedimento, a Organum Space preparou algumas dicas importantes para tornar sua mudança mais confortável, prática e eficiente:

1 – Planeje-se com antecedência:

Existem algumas estratégias e decisões que devem ser tomadas com antecedência para que sua mudança ocorra de maneira mais organizada, prática e segura. Vejamos:

1.1 – Marque uma visita inspecionada em seu novo lar: 

Quando optamos por nos mudar para uma nova casa, somos tomados por entusiasmo e alegria, o que pode “mascarar” algumas questões importantes. Por isso, recomendamos fortemente que você marque uma visita inspecionada, em que possa ficar no imóvel por tempo suficiente para averiguar os detalhes. Caso não seja uma pessoa tão analítica, leve um amigo com essa característica, ou se possível, um profissional recomendado. 

Sugerimos que você tire as medidas dos locais onde pretende encaixar móveis e eletrodomésticos, verifique tomadas (inclusive se a voltagem é compatível com seus pertences), examine instalações hidráulicas e elétricas, apure possíveis necessidades de reparos, e fotografe os espaços visando o planejamento estratégico da organização quanto aos seus objetos. 

1.2 – Realize os reparos necessários:

Caso identifique a necessidade de reparos, é muito importante que os faça antes do dia agendado para a mudança, evitando assim, desgastes e eventuais infortúnios que possam atrasar seu processo. 

Entre os reparos significativos podemos incluir a pintura das paredes e rodapés, rebocos em potenciais rachaduras, mudança de tomadas, troca de torneiras e maçanetas, entre outros. 

Atente-se sempre aos prazos, pois dependendo do tipo de reparo, pode demandar um período considerável de tempo, refletindo diretamente em seu cronograma. 

1.3 – Junte caixas de papelão e jornais:

Caixas de papelão e jornais serão itens cruciais para auxiliá-lo em sua mudança, portanto, para evitar gastar com tais produtos, comece a juntá-los com antecedência. 

É muito comum que determinados estabelecimentos comerciais como supermercados e lojas de eletrodomésticos disponibilizem gratuitamente caixas de papelão. Apenas fique atento no que tange ao bom estado da equipagem para que suportem o peso necessário sem risco de desmontar ou rasgar durante o transporte.

No que diz respeito aos jornais, você pode pedir a familiares, colegas e vizinhos (especialmente aqueles que tenham animais de estimação). Outra alternativa é adquiri-los em bancas, onde os jornaleiros costumam disponibilizar jornais antigos de forma gratuita ou por valores irrisórios. 

1.4 – Descarte:

Mudar-se para uma casa nova é uma excelente oportunidade para descartar os itens que estão em desuso, que precisam de conserto, que estão muito velhos ou que destoam do seu novo lar. Reavalie se quer realmente levar determinados pertences, quais poderiam ser úteis para outras pessoas mediante doação e quais podem comprometer o espaço disponível no recém espaço. 

Sabemos que algumas pessoas tendem a sofrer mais com o processo de desapego, especialmente em mudanças, pois os pertences acabam tornando-se um resquício de sua vida “atual”, uma espécie de “segurança” proporcionada pelo objeto que condiciona lembranças antes da mudança. 

Se esse for o seu caso, saiba que a Organum Space te entende e respeita, e por isso sugerimos que tente se apegar ao máximo em suas memórias felizes naquele ambiente, e perceba que na maioria das vezes não é o objeto que vai trazer a tona aquelas recordações, pois isso acontecerá de forma natural, quando você menos esperar. 

Sendo assim, quando surgir a dúvida sobre se desfazer de determinado objeto, reflita mais de uma vez se ele não vai ficar “esquecido” no fundo de um armário, quantas vezes você o utilizará (ainda que seja apenas para relembrar fatos passados), bem como se questione se ele não será mais produtivo para outra pessoa. 

1.5 – Solicite o desligamento dos serviços essenciais da casa antiga:

Considerando a mudança e no intuito de evitar cobranças indevidas relacionadas às contas da casa antiga, é necessário que você providencie o desligamento ou transferência de titularidade das contas de água, energia elétrica, gás, telefone, televisão à cabo e internet. 

As companhias de energia elétrica e empresas responsáveis por água, esgoto e telefonia, orientam que o primeiro passo ao deixar o imóvel é ir até um posto de atendimento e pedir o desligamento, ou solicitá-lo via telefone ou internet, seguindo as instruções disponibilizadas no site. 

Para facilitar o procedimento, tenha consigo seus documentos pessoais, eventuais contratos imprescindíveis que contenham informações relevantes e de consumo, e suas contas mais recentes (para verificar número de fornecimento, etc). Não se esqueça também de deixar todos os encargos devidamente quitados. 

1.6 – Comunicar o novo endereço em locais necessários para receber correspondências corretamente:

Antes de concluir a mudança, é indispensável notificar a troca de endereço para as principais companhias que prestam serviços à você. Entre as mais comuns, podemos destacar os cartões, faturas e correspondências bancárias, plano de saúde, ofertas de lojas exclusivas, entre outras. 

Informar os estabelecimentos reduz a probabilidade de contratempos, evita falta de pagamento ou ônus de multas por atrasos, dificuldades de gerar segunda via, bem como que correspondências fiquem estagnadas em sua antiga caixa de correio.

1.7 – Faça uma limpeza pesada em seu novo lar:

Antes de receber a mudança, é de suma importância realizar uma limpeza pesada em seu novo lar. Isto porque o imóvel vazio facilita muito a higienização correta dos ambientes, com foco principalmente nos locais onde serão dispostos móveis que não possuem fácil mobilidade.

Para remover as sujidades, utilize produtos de sua confiança e estabeleça um cronograma de limpeza que passe pelo teto, paredes, chão e detalhes, tais como interruptores, luminárias, rodapés, janelas, entre outros. 

2 – Pesquise e contrate o transporte:

Esse é um dos passos mais relevantes de uma mudança, vez que é imprescindível contratar uma equipe profissional e com experiência, com o fito de evitar maiores transtornos. 

Note que a empresa selecionada será a responsável por manusear, assegurar e transportar seus pertences, de modo que, qualquer dano poderá causar enormes problemas futuros. Sendo assim, aconselhamos que busque referências de amigos e conhecidos e não se atenha exclusivamente ao preço do serviço, pois nesse caso, pode lhe custar muito mais caro adiante. 

Prepare-se para questionar as empresas de frete, transportadoras e carretos sobre alguns pontos que devem ser cuidadosamente respondidos e estudados:

2.1 – A empresa possui seguro de perda, dano ou roubo? 

2.2 – A empresa fornece um contrato com o descritivo completo do que foi contratado?

2.3 – A empresa possui alguma regra específica sobre taxas ou cobranças extras? 

2.4 – A empresa disponibiliza materiais para embalar e transportar os pertences (principalmente os de grande porte)? Quantas caixas serão contratadas e quantos metros de plástico bolha?

2.5 – A empresa desmonta os móveis no local e os remonta no novo endereço?

2.6 – A empresa se responsabiliza pela locomoção dos itens grandes que não couberem no elevador de serviço (caso o imóvel novo seja apartamento)? 

2.7 – Quantas pessoas farão parte da equipe de transporte?

Durante o período de negociação, foque em sanar todas as dúvidas e reforçar determinados detalhes, bem como confirmar os horários e endereços onde a empresa buscará os pertences e onde os deixará. É de grande valia que você mantenha contato frequente com a transportadora, dirimindo a probabilidade de acasos.

No mais, caso a mudança seja destinada a apartamento, recomendamos que você verifique as regras do condomínio antes de agendar a data com a transportadora, já que normalmente existem horários específicos para o deslocamento, além do planejamento predial quanto a proteção do elevador de serviço, que costumeiramente é reservado quando um morador está em processo de mudança.

Por fim, avalie se fica mais prático e barato contratar uma transportadora que monte seus móveis ao término da mudança ou se a melhor opção é contratar montadores e instaladores à parte. Para esse planejamento estratégico, reflita e coloque na ponta do lápis considerando sua comodidade e disposição financeira, bem como se informe se a empresa de varejo ou planejados (se houverem móveis novos) já realiza esse processo.

3 – Checklist da mudança:

Lembre-se sempre que a melhor metodologia para não esquecer nada é fazer uma boa e velha lista.

Assim, faça um checklist com tudo que você precisará para a mudança e para o pós mudança, defina a ordem dos afazeres seguindo uma linha de raciocínio contínua e cronológica, e categorize todos os seus itens, separando-os por cômodo, acrescentando suas quantidades e considerando os itens menos utilizados e os essenciais.

Talvez você ache um pouco custoso elaborar esse inventário, contudo, tenha certeza que ele te auxiliará demasiadamente no processo da mudança, e essencialmente, na recolocação de seus pertences na nova casa. Encontre a forma que mais se identifica para redigir a listagem, utilizando-se de planilhas, aplicativos de celular, cadernos, bloco de notas, entre outros.

4 – Organize o empacotamento:

Agora que você já se preparou para a mudança de forma macro, pegue seu checklist e comece a embalar seus pertences, seguindo alguns passos:

4.1. Separe alguns materiais que contribuirão na organização e categorização dos itens, como por exemplo canetas, canetões, tesouras, envelopes, cola, post-it, saquinhos plásticos e etiquetas ou fitas coloridas.

4.2. Você definirá cada cômodo da casa com uma cor e destacará essa informação colando as etiquetas ou fitas coloridas na parte mais visível das caixas de papelão. Dessa forma, todos os itens da cozinha estarão classificados com a cor verde, os do quarto do casal com a cor vermelha, banheiro com a cor azul (exemplo) e assim por diante. 

4.3. Cole em cada caixa um post-it identificando o inventário específico do que foi armazenado naquele recipiente, por exemplo, caixa destinada para assadeiras e frigideiras, caixa destinada a toalhas de banho, etc.. Esse passo garantirá que você não perca tempo abrindo inúmeras caixas até localizar determinado pertence.

4.4. Resista a tentação de misturar itens de diferentes cômodos em uma mesma caixa, mesmo que sobre algum espaço estratégico. 

4.5. Utilize um canetão (se possível de cor marcante) para destacar a palavra “frágil” nas caixas com objetos delicados. Esse passo é indispensável para assegurar que seus pertences sejam transportados de forma mais segura. 

4.6. Empacote primeiro os itens menos utilizados, no entanto, sempre considerando a subdivisão por cômodos. 

4.7. Utilizando o mesmo racional supra descrito, deixe para embalar por último os itens que mais usa, criando um “kit” de pertences essenciais que você terá que manter em mãos durante o processo de mudança. Recomendamos que separe algumas mudas de roupas, carregador de celular, produtos de higiene básica, roupa de cama, entre outros.

4.8. Com o objetivo de evitar quaisquer acidentes com seus pertences, reforce as caixas de papelão com fita adesiva para que suportem melhor o peso de seus objetos.

4.9. Evite organizar seus itens em sacos plásticos ou sacos de lixo, pois os mesmos não são resistentes e podem danificar alguns de seus objetos. Caso não haja outra possibilidade, opte por armazenar nesses recipientes apenas coisas bem leves, como bichinhos de pelúcia e roupas de cama, mesa e banho.

4.10. Reaproveite malas de viagem para transportar suas roupas, principalmente àquelas que precisam de maior cuidado em seu manuseio, como vestidos de festa, alfaiataria, tecidos finos e roupas íntimas (sempre armazenadas em sacos plásticos, para proteger ainda mais). Se possível, separe também as roupas por estação ou por finalidade (exemplo: roupas para trabalhar, se exercitar, sair com amigos, etc).

4.11. Para evitar sujidades, não misture roupas com calçados (o ideal é armazenar cada calçado em sua própria caixa/saquinho e depois colocá-los em uma caixa maior). Lembre-se sempre que apesar de estarem higienizados, por sua natureza, jamais estarão 100% limpos. 

4.12. Providencie saquinhos pequenos ou envelopes para armazenar itens muito pequenos, como parafusos, pregos e até mesmo bijuterias. Após categorizados e segregados, não se esqueça de armazenar os saquinhos em uma caixa, de preferência também pequena.

4.13. Antes de desligar os fios de eletroeletrônicos como computadores, TV, aparelho de som, entre outros, tire fotos da disposição dos cabos e conectores. Esse procedimento tornará muito mais fácil o processo de reconectá-los. 

4.14. Objetos delicados no geral, tais como louças, utensílios de cozinha, vidros, cerâmicas, eletrônicos e objetos de decoração, precisam ser revestidos com jornal e plástico bolha antes de serem colocados dentro das caixas. Quanto menos pertences dentro de cada caixa melhor, pois, assim, você não gera peso sobre o que está no fundo. 

4.15. Utilize recipientes herméticos para transportar alimentos e líquidos. Embrulhe-os em sacos plásticos para evitar qualquer tipo de vazamento.

4.16. Se for necessário transportar algum móvel ou objeto desmontado, guarde as peças menores em sacos plásticos, etiquete e armazene cada item na caixa correspondente àquele móvel/objeto. Assim não haverá risco de perder qualquer componente.

4.17. Cubra seu colchão com algum lençol mais velho ou qualquer superfície que amenize as sujidades adquiridas durante o transporte. Note que é muito mais fácil lavar um lençol ou retirar um plástico do que higienizar por completo seu colchão. 

4.18. Os cadernos e livros devem ser armazenados com muito cuidado em caixas, para que não amassem. Podem ser dispostos na horizontal e na vertical, mas não em excesso em uma única caixa, já que podem sofrer algum dano por serem pesados (quando somados).

4.19. Se possível, guarde eletrônicos e eletroportáteis em suas embalagens originais, pois elas já possuem o tamanho e proteção perfeitas para aquele produto. 

4.20. Objetos maiores como eletrodomésticos e quadros não devem ser transportados em caixas, entretanto, revista-os com cobertor ou plástico bolha para evitar danos, ranhuras ou manchas. 

5 – Certifique-se de que tudo foi empacotado:

Antes da transportadora iniciar os trabalhos, faça uma última ronda pela casa e verifique se não se esqueceu de embalar algo, vasculhando inclusive, o interior de todos os armários e gavetas.

Leve consigo os objetos que considere de extrema importância, ou seja, aqueles essenciais e de maior valor monetário e/ou sentimental. Desse modo você garante que se mantenham seguros. 

A partir desse momento, o trabalho maior é da transportadora, que será responsável pelo carregamento e descarregamento. Você auxiliará nos comandos, diretrizes, reforço de informações (por exemplo a segurança das caixas frágeis) e, principalmente, no acompanhamento de perto do processo como um todo.

6 – Realoque seus pertences na casa nova:

Chegando em seu novo lar, sugerimos que siga os seguintes passos:

6.1. Depois de descarregadas, não abra as caixas de maneira desordenada. Aproveite a presença dos funcionários da transportadora para indicar a eles a localização exata de cada caixa (nos cômodos compatíveis com as cores sinalizadas), móvel ou eletrodoméstico.

6.2. Não será possível organizar todos os cômodos em um mesmo dia, no entanto, tenha em mente que quanto antes você começar, melhor. Tal conduta contribui para que as coisas não se percam e para que você saiba o que precisa comprar de novo.

6.3. Com os elementos grandes e pesados nos seus devidos lugares, você tem maior liberdade para organizar os itens pequenos dentro de cada cômodo. Lembre-se de organizar um cômodo de cada vez (evitando que a bagunça se espalhe e você se sobrecarregue), começando por aqueles cujos objetos serão utilizados com mais frequência (banheiro, cozinha, quartos e demais cômodos, nessa ordem). 

6.4. Desempacote primeiro os itens essenciais e os frágeis, dirimindo o risco de quebrar algum objeto no pós mudança. Somente depois comece a desempacotar o restante, considerando a prioridade de cômodos e a utilização dos pertences. Aqui, não se esqueça de utilizar o checklist (tópico 3) a seu favor. 

6.5. Vale a pena reavaliar novamente o que faz ou não sentido permanecer no lar. Se nesse segundo momento surgirem objetos para descarte, não hesite em doá-los. 

7 – Aproveite seu novo lar:

Se você chegou até aqui, significa que adquiriu as informações necessárias para providenciar uma mudança estruturada e eficiente. 

A dica mais valiosa que podemos dar é que você tenha muita paciência durante a mudança, e aproveite o máximo essa fase de sua vida, porque apesar de muito trabalhosa e cansativa, sinaliza um passo muito importante, que vai render ótimas lembranças no futuro.

Por fim, o último passo é desfrutar da melhor forma o seu novo lar, sua nova fase e seu novo bairro ou cidade. Aproveite para se apresentar para os novos vizinhos, construa laços de amizade, conheça novos restaurantes e comércios e se divirta durante o processo.

A Organum Space espera que esse manual contribua efetivamente para facilitar sua mudança. Se não quiser ter esse trabalho, entre em contato conosco e faremos todo esse processo para você com muito amor, carinho e profissionalismo.

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